terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O que é Educação Cristã?

A educação cristã é a base para o desenvolvimento espiritual da igreja. Através dela a igreja é levada à maturidade cristã, sem a qual seus membros jamais chegarão “à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Ef 4:13). É ela quem acompanha a pessoa, desde o seu novo nascimento até ao final de sua vida, estimulando o seu desenvolvimento total. Ela, também, promove o crescimento do crente na sua totalidade: emocional, intelectual, espiritual e comportamental. Logo, a educação cristã não é algo que acontece apenas em um momento na vida da igreja, ela deve ser contínua e envolver toda a igreja, em todo o tempo. Porém, é o modo como a educação cristã acontece na igreja que vai definir o grau de desenvolvimento da maturidade espiritual destes membros. Antonio V. de Carvalho (p.35) diz que “O pecado da Igreja é que não tem ou não proporciona a classe de conhecimentos necessários para que seus membros atuem de forma inteligente neste mundo de mudanças sociais complexas”. Se a igreja fingir que está fazendo educação cristã, certamente seus membros fingirão que são maduros espiritualmente. Se, porém, a igreja desenvolver um programa de educação cristã relevante, ela terá crentes maduros e preparados para a vida, a serviço da comunidade cristã. “Um ministério de Educação Cristã que ajuda pessoas a crescer na fé estará interessado em ensinar o conteúdo da fé acuradamente” (DOWNS, p.20).
A educação cristã tem como finalidade “a formação integral e o preparo de cristãos, professores e pais, que irão instruir e formar outros” (GEORGE, p.109), “com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço” (Ef 4:12). Paulo, em sua carta a Timóteo, complementa, dizendo: “E o que de minha parte ouviste, através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros” (2 Tm 2:2).
A educação cristã, antes de qualquer conceituação, é obediência ao mandado de Cristo que disse aos seus discípulos: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16:15); “Ide, portanto, fazei discípulos... ensinando-os”. (Mt 28: 19,20). “a grande comissão é, em sua essência, o Mandato Educacional que Jesus confiou à Igreja.” (ANDRADE, p.13). Todas as vezes que a igreja não obedeceu a este mandato, deixou de influenciar o mundo. Com isso, muitos movimentos como o islamismo, a inquisição, o nazismo, entre outros, tomaram grandes proporções e sufocaram a igreja de Cristo catequizando as nações para seguirem suas doutrinas (Mt 24:24). Sua principal missão “como agência educadora do Reino de Deus, é levar as nações a compreender e a aceitar os princípios da Bíblia Sagrada, evitando-se, assim, tragédias como” (ANDRADE, p.1), as que já foram mencionadas acima, bem como outras igualmente perigosas e sanguinárias.
A educação “baseada nos profetas hebreus e nos apóstolos de Nosso Senhor visa levar o homem a amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. (...) Se o homem não aceita o plano de Deus para sua vida, nenhuma educação [cristã] será capaz de torná-lo benéfico à sociedade” (ANDRADE, p.4). Educação Cristã é a continuação permanente do processo que possibilitará o novo convertido a andar e ser como Cristo. Ela inicia com a pregação do evangelho e continua por toda a vida dos filhos de Deus. Portanto, não basta anunciar o evangelho a toda criatura, é preciso ensinar-lhe a ser cristão.
Sherron K. George (p.16) diz que educação cristã é “todos os esforços deliberados, sistemáticos e sustentados, pelos quais a comunidade da fé procura facilitar o desenvolvimento de um estilo cristão de vida, por parte de pessoas e grupos”. Ela diz ainda que a educação cristã tanto transforma como forma a pessoa, bem como a comunidade. Conforme Downs Educação Cristã “é o ministério de levar o crente à maturidade em Jesus Cristo” (DOWNS, p.17).
A educação cristã não é algo que acontece em um momento na vida da igreja, mas ela deve ser contínua envolvendo toda a igreja em todo o tempo. Ela acompanha a pessoa durante todo o processo de seu desenvolvimento cristão estimulando o seu desenvolvimento total. A educação cristã não trabalha, apenas, o crente como um indivíduo. Este ministério envolve a igreja como um todo. Não são apenas alguns membros que recebem instrução na igreja, mas a igreja toda está envolvida. “Todos ensinam de uma forma ou de outra, e todos aprendem” (GEORGE, p.19). Em Ef 4:15, 16, Paulo mostra este crescimento em conjunto para a edificação de todo o corpo. Um dos objetivos da educação cristã é fazer com que os membros do Corpo sirvam uns aos outros (Ef. 4:12). “Toda a comunidade cristã será envolvida no processo de desenvolvimento através do seu amor cristão, de seus ensinos e do desempenho do seu serviço ou ministério” (GEORGE, p.20). Se a educação cristã “é um processo contínuo de crescimento a partir do nascimento até a morte” (GEORGE, p.17), ela não é realizada apenas durante uma hora de estudo na Escola Dominical ou alguns minutos no estudo bíblico semanal. Para que o ensino alcance a pessoa toda, em toda a igreja, no tempo todo é necessário que a educação cristã seja realizada por meio de dois tipos de ensino:
a) Informal - “o discernimento dos próprios fiéis da Igreja, emerge da vida de fé vivida pelos cristãos que não pertencem ao processo educativo formal da comunidade” (CARVALHO, p.40). Este ensino é realizado através dos relacionamentos, da convivência diária, do testemunho vivido e falado, nos diálogos feitos de maneira informal, fora da sala de aula, em um ambiente descontraído, na hora das refeições e passeios. “tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te” (Dt 6:7). Este é o tipo de ensino que ocorre através do exemplo.
b) Formal - que é “o ensino eclesiástico oriundo da pesquisa de teólogos e estudiosos da Bíblia” (CARVALHO, p.40). O que foi dito no início sobre esforço “deliberado, sistemático e sustentado”, significa uma educação feita em instituições, com estrutura, processos, planejamentos e metodologias. São instituições com currículo, calendário e métodos definidos como os Seminários e Institutos usados para a preparação de obreiros de uma forma geral. Também dentro desta relação existem as Escolas Bíblicas, usadas para o ensino de adultos, jovens e crianças. Muitas pessoas têm aceitado Cristo como salvador durante a lição da EBD ou em outras atividades programadas por ela. Mas, não basta ganhá-las para Cristo, é preciso ensiná-las a viverem o cristianismo. Ganhar pessoas para Cristo é apenas o começo. “é mister cuidar em seguida da formação dos hábitos cristãos, os quais resultarão num caráter ideal modelado pela Palavra de Deus” (GILBERTO, 140).
É responsabilidade da igreja fornecer uma educação cristã formal aos seus membros. Estes, por sua vez, deverão, de maneira informal, através de suas palavras e de seu testemunho pessoal, compartilhar com outros essa mesma educação cristã.

Mana Lobão


REFERÊNCIAS

ANDRADE, Claudionor de. Teologia da educação cristã. CPAD, Rio de Janeiro, 2002. 215p.
CARVALHO, Antônio Vieira de. Teologia da educação cristã. Eclésia, São Paulo: 2000. 137 p.
DOWNS, PERRY G. Ensino e crescimento: uma introdução à educação cristã. Cultura Cristã, São Paulo: 2001. 272 p.
GEORGE, Sherron K. Igreja ensinadora. Luz Para o Caminho, Campinas - São Paulo: 1993.
GILBERTO, Antônio. Manual de escola dominical. CPAD, Rio de Janeiro: 1998.
MENDES, Wohglaides Lobão. Nova realidade para EBD. Grafias, São Luis: 2006.

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